sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

É Natal! Nasceu Jesus

É Natal! É festa do amor de Deus, que envia seu Filho Jesus, como luz que brilha na noite da humanidade. A vida escura dos pobres pastores se ilumina, por que para eles nasceu um salvador. Jesus nasceu na extrema pobreza e foi anunciado por Deus como salvador dos povos. Nasce no meio da história humana, submisso aos poderosos do mundo. Seu nascimento dá glória ao Deus Pai e traz plena realização aos pobres. O Menino do presépio é a manisfestação da graça salvadora de Deus. 
Feliz e abençoado Natal!
Equipe do Informando

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Dia da Imaculada - Entrada das Pré-Noviças









Dia 08 de dezembro em Natal, foi vivido com muita alegria e festa, primeiro por ser o dia da fundação do Instituto das Filhas de Sant'Ana, dia em Madre Rosa iniciou seu caminho na vida religiosa, ao fundar nossa Congregação. É uma festa grande e importante na Igreja e para nós Filhas de Sant'Ana. Nesse dia também iniciou o Pré- Noviciado para duas jovens vindas das outras Províncias do Brasil, são elas Jussara  da Provincia Fortaleza e Jaqueline da Província do Rio de Janeiro, as quais se juntaram a Fernanda, que já estava no Pré-Noviciado e a mesma e da Província de Recife. Desejamos a vocês uma boa caminhada de conhecimento da Família das Filhas de Sant'Ana e de formação humana.
Equipe do Informando

sábado, 13 de novembro de 2010

Ação Solidária e Missionária - Extremoz /RN


Ir. Wilma com o Grupoda Infância Missionária

Grupo na Coleta seletiva

Grupo na Coleta seletiva

No dia 06 de novembro A Infância Missionária de Extremoz, RN realizou uma ação solidária e missionária no centro na Cidade. O grupo saiu nas ruas para uma coleta seletiva. Tendo em vista conscientizar as crianças, os pais e chamar atenção de todos os moradores a perceberem a quantidade de lixo nas ruas e perceber que não é só responsabilidade do poder Público, mas de toda comunidade manter sua Cidade limpa, respeitando a vida humana e ambiental que sofre as conseqüências diante da poluição. 

Ir. Wilma, fsa

Encontro de Formação Permanente CRB

Ir. Annette Havenna, Assessora

Ir. Verlaine e Ir. Sandra, fsa

Irmãs participantes do Encontro
O Encontro de Formação Permanente foi promovido pela CRB Regional Recife, nos da 05 a 07 de novembro em Jaboatão, na Colônia Salesiana (Padres Selesianos), com o tema: "Vida religiosa Consagrada, conversão pessoal e comunitária frente aos desafios atuais", a assesora Ir. Annette Havena. Participaram desse encontro as Ir. Verlaine e Ir. Sandra. A Ir. Annette iniciou falou da necessidade de se CONVERTER, dizendo "normas se aplicam, corações decidem se converter!" Cardeal Martini. Por isso a conversão tem quatro (4) tipos: 1 - Conversão Espiritual: decido colocar Deus em pimeiro lugar; 2 - Conversão Intelectual: tenho uma idéia, imagem de Deus; um sonho de vida comunitária. E preciso começar a mudar e ter a realidade; 3 - Conversão moral: decido na base do desejo do seguimento de Jesus, descubro os valores; 4 - Conversão Psicológica: sou movido por valores, eles me regem, então mudo minhas atitudes. Frente a esse quadro, lançou a pergunta: quais os maiores desafios que a vida religiosa consagrada enfrenta hoje nessa regional Recife? Eis os desafios mencionado pelo grupo:
- Mundo pós-moderno
- Hierarquia da Igreja
- Conflitos comunitários
- Desencantamento / Evasão vocaional
- Opção pelos pobres
- Equilibrio: atividades/comunidade/oração
Em um tempo pessoal, reler a própria experiência envolvente de viver numa comunidade unidade, apartir do Salmo 133 - Óleo: suaviza, acalma, cuida, penetra, relaxa - quando eu dou o melhor de mim. Orvalho: frescor penetrante - é puro dom de Deus. Depois partilha do vivido nesse tempo a luz da Palavra de Deus em confronto com a vida pessoal e comunitária.
        Ainda falou da Conversão do Espaço: transformar o espaço num lugar; o lugar é o espaço significado, em que se dá um significado especial.; é um lugar carregado de história.
        O Encontro foi uma oportunidade para retormar a caminha na perspectiva da Conversão.

Ir. Sandra e Ir. Verlaine

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Encontro das Superioras - Carpina - PE

Frei Moacir Casagrande, capuchinho

Grupo das Superioras e Equipe de Reflexão

Grupo de Estudo
As Superioras estiveram reunidas em Carpina para um tempo de formação, com a assessoria de Frei Moacir Casagrande, capuchinho, cujo tema foi "A Serviço da Consagração". Ele começou dizendo que "o consagrado é para visibilizar o Divino... por isso a medida que se dá se multiplica e abri mão de si mesmo pelo outro." A consagração é um continuo desafio a fé e um chamado a fazer com qualidade "transcendental" e profissional a sua missão. Toda o Encontro foi fundamentado nas Escrituras, tanto no Primeiro quanto no Segundo Testamento apontando os consagrados de Deus (Isaias, Jeremias, Amós, Samuel, Maria, Paulo, Jesus...) como sinalizadores de Deus no meio de seu povo, por isso quem garante a consagração é o Espírito Santo. Ao final alertou a todas ao dizer " com a minha consagração deixo de ser privativo e me torno público".
Equipe do Informando

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Audiência com o Papa Bento XVI



No dia 20 de outubro, fomos em audiência com o Papa. Um dia especial em nossas vidas, de muita alegria e emoção por realizarmos um grande sonho e por vermos tantas pessoas de diversos paises, reunidas, desejosas de ver e escutar as palavras do Santo Padre, que com seu jeito simples e paterno emocionou a todos os presentes, dirigindo palavras de afeto, acolhida e paz. O Papa convidou a todos os presentes, a serem missionários do Evangelho, testemunhando com a própria  vida a pessoa e a mensagen de Jesus Cristo. Para nós, Filhas de Sant' Ana, este momento significativo ficará gravado em nossas mentes fazendo-nos refletir mais ainda sobre a nossa vida de mulheres consagradas.
Ir. Ivanilda Pedro

Roma - Dia de Nossa Senhora Aparecida

No dia 10 de outubro de 2010, participamos da Procissão
Solene de Nossa Senhora Aparecida, juntamente com a comunidade
dos migrantes brasileiros. Saimos da Praça Navona, onde fica a
embaixada brasileira, percorrendo algumas ruas de Roma, rumo a
Igreja Santa Maria da Luz.
Com cantos e oraçoes, homenagemos a Nossa Mãe Padroeira do
Brasil, com um jeito bem especial que só os brasileiros sabem fazer.
Chegando na Igreja, celebramos a Eucaristia Solenemente, num c
lima de muita alegria e devoção, com cantos, procissões e
coreografia. A missa foi celebrada pelo Superior Geral dos
Padres Scalabrinianos - Pe. Sergio Geremia (brasileiro) e
concelebrada por diversos padres brasileiros. Para nós
foi um  momento de muita alegria e recordação do
nosso querido Brasil, onde nos unimos a todos os
brasileiros com a nossa oraçao pelo nosso Brasil e nossas Provincias.
 Um abraço a todas as Irmãs
Ir. Ivanilda Pedro













domingo, 26 de setembro de 2010

Visita da Madre Maria Luisa

A Madre com as Junioristas


A Madre com as Irmãs da Casa de Oração

A Madre com o Movimento da Esperança


A Madre e a Assistente Zenita com as Irmãs de Natal - RN


A Madre com as Superioras

Durante os dias 30 de agosto a 15 de setembro, a Madre esteve em nossa Província. Foi um tempo de retomada, revigoramento e por que não dizer "tempo de esperança". Ela foi sinalizando a necessidade de cuidar da vida com esperança e com desvelo, pois a vida que temos e a vocação é tudo dom de Deus. Hoje a vida religiosa é chamada a ser: confiável, apaixonada pelo Cristo e pela humanidade e gratuita , ou seja, capaz de receber o que o outro pode dar - pouco, muito ou nada. Nosso muito obrigada a você Madre, por tudo semeou em nossos corações!
Equipe do Informando

DIVERSOS CARISMAS UM SÓ OBJETIVO - Roma

Somos um grupo de 60 Irmãs de 34 Congregações e 29 paises. Estamos fazendo o Trimestre Sabático em Roma. Um tempo de Deus  no qual Ele nos circunda de graças, bençãos e luzes e nos conduz a paz e a uma grande alegria interior em atitude de discernimento e escuta da Sua Vontade em nossas vidas de Mulheres Consagradas. Um verdadeiro retorno  à nossa casa  interior onde encontraremos no mais íntimo de nosso coração o Hóspede Divino: Cristo Jesus. Não é um caminho solitário, mas acompanhado fraternalmente, feito em comunhão com nossas Irmãs. A nossa gratidão a Deus e as nossas Familias Religiosas que nos proporcionam tão grande presente.

Para nós Filhas de Sant' Ana é uma grande riqueza participar do Trimestre Sabático, pois temos  a oportunidade de avaliar a nossa caminhada como Filhas de Deus e Filhas de Sant' Ana e nos lançarmos com mais liberdade interior, entusiasmo, ousadia e fé, na missão que Deus nos confia, seguindo os passos de nossa Fundadora, a Beata Madre Rosa Gattorno.


Somos agraciadas porque sentimos o amor de Deus em nossas vidas e através da nossa Familia Religiosa nos oferece tantos meios para crescermos na fé e no amor a Jesus Cristo a exemplo de nossa Fundadora. Um obrigado bem especial as nossas Provincias e Provinciais pelo grande presente que recebemos.

Um abraço do tamanho do Barsil a todas
Ir. Ivanilda Pedro


segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Ano de Formação Roma

Somos um grupo de 11 Irmãs, proveniente de diversas partes do mundo: 03 do Brasil, 01 do Chile, 01 da Argentina, 01 do Quenia, 03 da Eritreia, 01 da Etiopia, 01 da Bolivia. Trazemos dentro de nós bertura, alegria, entusiasmo e desejo profundo de beber dessa fonte viva que é o nosso Carisma. Somos gratas a Deus e a Familia Religiosa que nos oferece esta oportunidade com grande Espirito de Familia e  desejo de nos ver crescidas como Mulheres Consagradas e comprometidas com o Reino de Deus.


Nosso objetivo para esse tempo de formação:
"As Irmãs chamadas a viver o Dom  do tempo intensivo de formação em Roma, num contexto de internacionalidade, fiéis ao empenho de assumirem a própria formação com gradual e completa gestação da Filha de Deus e Filha de Sant' Ana, se abrem a um processo vital de crescimento e de maturidade pessoal que facilitará a liberação da experiência, ajudando a recuperar a motivação de ser discípula de Jesus Cristo o pobre, na escola de Madre Rosa e de Sor. A. Del Salvatore, a alegria de viver e doar a vida. Fazer uma síntese sapiencial no concreto do cotidiano e se lançar na missão da sua Província Religiosa."
Um abraço a todas.
Ir. Ivanilda Pedro e
Ir. Ronilda Oliveira

Assistente Zenita na Provincia


A Assistente Zenita chegou na Provincia dia 25/08, foi uma alegria para todas sua presença fraterna e seu ardor missionário contagiante. Participou e assessorou uma parte do Encontro Nacional das Pequenas Comunidades, Visitou e está visitando algumas Comunidades da Província. Que Deus continue abençoando e fortalecendo a sua missão no Instituto e na Igreja, Ir. Zenita.

Equipe do Informando

A Madre Maria Luiza entre nós

Com grande alegria recebemos a Madre Maria Luiza no dia 31/08 para a visita em nossa Província. A acolhemos na celebração eucaristica, na qual invocamos sobre ela o Espírito Santo para conduzir e orientar a sua missão junto a cada Irmã.

Momento fraterno e alegre, as Irmãs da Casa de Oração saudando a Madre em sua chegada a Província. Será tempo de bençãos e graças, que Deus oferece a cada Irmã.

Equipe do Informando

domingo, 29 de agosto de 2010

Assembleia da CRB continua

Frei Marcone, Ir. Socorro. Ir. Raquel e Ir. Zepferina
Ir. Lúcia, estudo em pequena grupo
Ir. Itanaci
Ir. Sebastiana
Ir. Pasqualina, Ir. Jardelino
Equipe de Liturgia: Ir. Priscila, Frei Tiago, Ir. Elisete, Ir. Ady
Frei Sales, Provincial dos Carmelitas
Ir. Jardelino, CRB Nacional

Na parte da tarde a Assembleia foi aberta a todos os/as Religiosos/as, com a assessoria do Pe. Vitório, com o tema central "Refundação do ser religioso na perspectiva da missão" - “O apelo dos pobres esteve sempre na origem da Vida Religiosa Consagrada. Por isso tudo em nós deve ser pelos pobres, por que é tudo por Jesus, e daí recuperar a postura evangélica de serviço aos pobres em contexto de neoliberalismo e pós-modernidade. A missão como serviço aos empobrecidos e marginalizados é urgente em nossas comunidades. Há uma consciência a ser criada: a formação visa à missão; o estudo visa a missão; a oração visa a missão. Cada um/a deve  pergunta-se: A caminhada na VRC ajudou-me a ser mais oblativo/a?  a ser mais humano/a? Deixo-me desumanizar ou enfrento os agentes de desumanização? No passo e compasso do mestre Jesus, sem a Fé, a VRC perde a razão de ser, sem a Fé, a VRC é corpo sem espírito, instituição sem carisma.” Foi um tempo rico de formação toda a fala do Pe. Vitório. Intercalada com cantos de animação, com a liturgia. E no domingo pela manhã tivemos a presença de Irmão Jardelino, Lassalista, da CRB Nacional, que repassou um pouco da Assembleia Nacional acontecida em julho, em Brasilia, já mencionada em nosso Blog. E encerramos a Assembleia na esperança de uma caminhada sempre mais partilhada como irmãos/as.
"De olhos fixos em Jesus"
Ir. Sandra Leal

Assembleia da CRB Regional Recife - Recife /PE


Nos dias 27, 28 e 29 de agosto aconteceu a Assembleia da CRB Regional Recife, com o tema "Refundação do ser religioso na perspectiva da missão", no Colégio Salesiano de Recife. Iniciou dia 27 pela manhã com a Diretoria da CRB, os/as Superiores/as Maiores, Coordenadores de Núcleos e Coordeandores de Equipes; com um momento de oração e logo em seguida já com os trabalhos. Leitura do Relatório de Atividades, seguido de uma apreciação. Depois o Relatório Financeiro seguido de uma apreciação. Em ambos podemos ver a caminhada que a Regional tem feito com a nova Diretoria, com todas as suas ações para formar o/a Religioso/a.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Missão Angola - África

Ir.Dionice, Rosalubia e uma Irmã de Angola



As ruinas da Igreja, pós guerra


Vejam as "casas"!!!! Aí está Rosalubia.

Ir. Vanda - responsavel, vendo a possibilidade da nova Comunidade



 Ir. Dionice na missão, divulgando a Infância Missionária


Desejo de paz para todas as Irmãs.

Estamos bem com a graça de Deus.
Concluimos uma etapa de nossa missão na Cidade onde será a futura Comunidade da Delegação em Angola.
Foi uma experiência maravilhosa lá era uma Cidade, mas na estrutura de uma aldeia bem primitiva. Um povo maravilhoso, simples, alegre, sedento de Deus.
No período da guerra esta cidade foi toalmente destruida, a Igreja (templo), ainda está em ruinas o povo se encontra para as celebrações em uma sala de aula de uma escola.
A todas meu abraço e até outra oportunidade.

Ir. Dionice, fsa