sábado, 13 de novembro de 2010

Ação Solidária e Missionária - Extremoz /RN


Ir. Wilma com o Grupoda Infância Missionária

Grupo na Coleta seletiva

Grupo na Coleta seletiva

No dia 06 de novembro A Infância Missionária de Extremoz, RN realizou uma ação solidária e missionária no centro na Cidade. O grupo saiu nas ruas para uma coleta seletiva. Tendo em vista conscientizar as crianças, os pais e chamar atenção de todos os moradores a perceberem a quantidade de lixo nas ruas e perceber que não é só responsabilidade do poder Público, mas de toda comunidade manter sua Cidade limpa, respeitando a vida humana e ambiental que sofre as conseqüências diante da poluição. 

Ir. Wilma, fsa

Encontro de Formação Permanente CRB

Ir. Annette Havenna, Assessora

Ir. Verlaine e Ir. Sandra, fsa

Irmãs participantes do Encontro
O Encontro de Formação Permanente foi promovido pela CRB Regional Recife, nos da 05 a 07 de novembro em Jaboatão, na Colônia Salesiana (Padres Selesianos), com o tema: "Vida religiosa Consagrada, conversão pessoal e comunitária frente aos desafios atuais", a assesora Ir. Annette Havena. Participaram desse encontro as Ir. Verlaine e Ir. Sandra. A Ir. Annette iniciou falou da necessidade de se CONVERTER, dizendo "normas se aplicam, corações decidem se converter!" Cardeal Martini. Por isso a conversão tem quatro (4) tipos: 1 - Conversão Espiritual: decido colocar Deus em pimeiro lugar; 2 - Conversão Intelectual: tenho uma idéia, imagem de Deus; um sonho de vida comunitária. E preciso começar a mudar e ter a realidade; 3 - Conversão moral: decido na base do desejo do seguimento de Jesus, descubro os valores; 4 - Conversão Psicológica: sou movido por valores, eles me regem, então mudo minhas atitudes. Frente a esse quadro, lançou a pergunta: quais os maiores desafios que a vida religiosa consagrada enfrenta hoje nessa regional Recife? Eis os desafios mencionado pelo grupo:
- Mundo pós-moderno
- Hierarquia da Igreja
- Conflitos comunitários
- Desencantamento / Evasão vocaional
- Opção pelos pobres
- Equilibrio: atividades/comunidade/oração
Em um tempo pessoal, reler a própria experiência envolvente de viver numa comunidade unidade, apartir do Salmo 133 - Óleo: suaviza, acalma, cuida, penetra, relaxa - quando eu dou o melhor de mim. Orvalho: frescor penetrante - é puro dom de Deus. Depois partilha do vivido nesse tempo a luz da Palavra de Deus em confronto com a vida pessoal e comunitária.
        Ainda falou da Conversão do Espaço: transformar o espaço num lugar; o lugar é o espaço significado, em que se dá um significado especial.; é um lugar carregado de história.
        O Encontro foi uma oportunidade para retormar a caminha na perspectiva da Conversão.

Ir. Sandra e Ir. Verlaine

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Encontro das Superioras - Carpina - PE

Frei Moacir Casagrande, capuchinho

Grupo das Superioras e Equipe de Reflexão

Grupo de Estudo
As Superioras estiveram reunidas em Carpina para um tempo de formação, com a assessoria de Frei Moacir Casagrande, capuchinho, cujo tema foi "A Serviço da Consagração". Ele começou dizendo que "o consagrado é para visibilizar o Divino... por isso a medida que se dá se multiplica e abri mão de si mesmo pelo outro." A consagração é um continuo desafio a fé e um chamado a fazer com qualidade "transcendental" e profissional a sua missão. Toda o Encontro foi fundamentado nas Escrituras, tanto no Primeiro quanto no Segundo Testamento apontando os consagrados de Deus (Isaias, Jeremias, Amós, Samuel, Maria, Paulo, Jesus...) como sinalizadores de Deus no meio de seu povo, por isso quem garante a consagração é o Espírito Santo. Ao final alertou a todas ao dizer " com a minha consagração deixo de ser privativo e me torno público".
Equipe do Informando