sábado, 13 de novembro de 2010

Encontro de Formação Permanente CRB

Ir. Annette Havenna, Assessora

Ir. Verlaine e Ir. Sandra, fsa

Irmãs participantes do Encontro
O Encontro de Formação Permanente foi promovido pela CRB Regional Recife, nos da 05 a 07 de novembro em Jaboatão, na Colônia Salesiana (Padres Selesianos), com o tema: "Vida religiosa Consagrada, conversão pessoal e comunitária frente aos desafios atuais", a assesora Ir. Annette Havena. Participaram desse encontro as Ir. Verlaine e Ir. Sandra. A Ir. Annette iniciou falou da necessidade de se CONVERTER, dizendo "normas se aplicam, corações decidem se converter!" Cardeal Martini. Por isso a conversão tem quatro (4) tipos: 1 - Conversão Espiritual: decido colocar Deus em pimeiro lugar; 2 - Conversão Intelectual: tenho uma idéia, imagem de Deus; um sonho de vida comunitária. E preciso começar a mudar e ter a realidade; 3 - Conversão moral: decido na base do desejo do seguimento de Jesus, descubro os valores; 4 - Conversão Psicológica: sou movido por valores, eles me regem, então mudo minhas atitudes. Frente a esse quadro, lançou a pergunta: quais os maiores desafios que a vida religiosa consagrada enfrenta hoje nessa regional Recife? Eis os desafios mencionado pelo grupo:
- Mundo pós-moderno
- Hierarquia da Igreja
- Conflitos comunitários
- Desencantamento / Evasão vocaional
- Opção pelos pobres
- Equilibrio: atividades/comunidade/oração
Em um tempo pessoal, reler a própria experiência envolvente de viver numa comunidade unidade, apartir do Salmo 133 - Óleo: suaviza, acalma, cuida, penetra, relaxa - quando eu dou o melhor de mim. Orvalho: frescor penetrante - é puro dom de Deus. Depois partilha do vivido nesse tempo a luz da Palavra de Deus em confronto com a vida pessoal e comunitária.
        Ainda falou da Conversão do Espaço: transformar o espaço num lugar; o lugar é o espaço significado, em que se dá um significado especial.; é um lugar carregado de história.
        O Encontro foi uma oportunidade para retormar a caminha na perspectiva da Conversão.

Ir. Sandra e Ir. Verlaine

Nenhum comentário:

Postar um comentário