terça-feira, 12 de abril de 2011

Conclusão do tempo de formação - Roma

Grupo de Irmãs na Capela da Casa Geral - Roma

Momento de descontração na Comunidade

Na Capela, diante do altar, na presença da Madre



Viverei para narrar as grandes obras do Senhor”. (Sl 117,17)
           
Apoiada na expressão deste salmo, é que mais uma vez desejo compartilhar com todas a minha grande alegria, depois deste período de formacão intensiva, em Roma, Itália. No dia 25 de março festa da Anunciação do Senhor, foi conclído o ano de formação intensiva internacional com uma bela missa, na qual reafirmei  o meu SIM diante da Madre Maria Luisa e da comunidade que nos acompanhava. A noite um animado recreio de agradecimento e de despedida.
            Esse tempo, foi de retomada de vida, renovaçao espiritual e carismástica para renovar as energias e reassumir a minha missão como Mulher Consagrada a Deus na Familia das Filhas de Sant’ Ana.
            Os estudos que me foram proporcionados através do Semestre Sabbatico (USME), me concedeu  maior suporte para crescer na dimensão  humana, espiritual e comunitária. O contato que tive com as raízes da nossa espiritualidade, o estar mais perto da história de nossa Fundadora, conhecer sua experiência de vida, confrontar-me com o seu exemplo, deixar-me provocar pelo seu testemunho, descobrindo a riqueza de sua mensagem, procurando colher a atualidade dos seus ensinamentos, motivaram-me a fazer da sua paixao por Cristo, a minha, e a querer continuar o  caminho seguindo os seus passos.
            A experiência que vivemos como grupo foi um grande aprendizado. Primeiro as diferenças culturais, a lingua, os constumes, o jeito de ser de cada uma, tudo me levou a um grande crescimento e a reforçar dentro de mim o desejo de viver como Irmã na comunidade, num clima de diálogo, respeito às diferenças, ajuda mútua, vivendo a unidade na diversidade a exemplo dos primeiros cristãos.
            Conhecer a Cidade de Roma, os lugares santos, a história de tantos homens e mulheres que foram fiéis a sua fè e por isso doaram as suas vidas para testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo, levou-me a refletir como estou assumindo e testemunhando a minha fè, como crista Filha de Sant’Ana. Tambèm a cidade do Vaticano, o coração da cristandade, o estar perto do sucessor de São Pedro, foi para mim um momento forte de oração e reflexão, contemplando a força da Igreja e ao mesmo tempo escutando as palavras de Jesus Cristo quando disse a Pedro: “ Tu ès Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.”
            O s momentos de oração, reflexão e formação com a Assitente Sr. A. Maria Pinton, foram pontos fortes que me ajudou a tomar uma maior consciência do quanto preciso trabalhar dentro de mim mesma para dar um significado novo à minha vida de Consagrada.
            Agradeço a Deus que me proporcionou este período de graça e a Família Religiosa na pessoa da Madre Maria Luisa e suas Assistentes, como também a Provincial Irmã Ana Tereza e seu conselho. O meu agradecimento se estende a cada Irmã da Província e  particularmente a comunidade a qual eu pertenço: Ir. Veraline, Celia Conceicão, Sema.
            Permaneço alguns meses em Roma, porém desejosa de retornar o mais rápido possível para minha terra querida, Brasil.
            Uma abraço a todas

Ir. Ivanilda Pedro, fsa

Nenhum comentário:

Postar um comentário