quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A Serviço da Vida Fraterna

A Provincial e as Superioras da Província

 A Serviço da Vida Fraterna, esse foi o tema do Encontro Formativo para as Superioras. O Encontro foi realizado em Carpina, nos dias 11, 12 e 13 de novembro. Teve início as 17:30h com um momento de oração, que já intriduziu o grupo no tema do Encontro. A noite houve uma dinâmica para descontrair todas as Irmãs.


 Em seguida houve a acolhida pela Provincial, Ir. Ana Tereza, lendo uma carta da madre Maria Luisa e fundamentando o tema segundo as Constituições da Congregação.


 Esse encontro formativo é uma iniciativa do Quarto Percurso do Plano Geral "Autoridade-Obediência". Para o tema, as Irmãs deixaram-se interpelar pela carta da Madre Rosa a Ir. Francesca Camisa: "Rezai e amai-vos todas num mesmo amor e cuidai de alcançar a bela unidade de pensar e agir, assim que, todas juntas, formeis um só coração, um só pensamento, para que todas tendais a um centro que é Deus". Foi divido em tres etapas: VER - ILUMINAR - AGIR. O VER: Para ver além. Rever a vida com os simbolos da Toupeira, da Pomba exploradora, do Bando de andorinhas. Um tempo pessoal e depois partilha na assembleia. A ILUMINAÇÃO: Amar ousando a bela unidade de pensar e agir; baseado em textos bíblicos e nas constituições. Esse momento com subtemas: a) "... amai-vso com um mesmo amor...", b) " procura alcançar a bela unidade de pensar e agir"; c) "porque todas tendeis a um centro que é Deus". Foi um momento rico da experiência de Deus, no cada irmã deixou-se interpelar pela Palavra, iluminando assim sua vida. Também com um tempo pessoal de oração, seguida de uma partilha em grupo e depois na assembleia. O AGIR: Algumas características do serviço a vida fraterna. O texto sugere várias características, as quais foram objetos de reflexão, meditação e tomada de decisão pelas Irmãs. Foi vivenciado um tempo pessoal e depois a partilha no grupo. Cada grupo escolhei duas características a prorizar em sua vivência diária no serviço a vida fraterna.
O Grupo reunido
Tempo pessoal de oração, Ir. Graça Silva

Tempo pessoal, Ir. Gilcélia e Ir. Verlaine

Partilha em grupo: Ir. ma. Ferreira, Ir. Ana Tereza, Ir. Fátima, Ir. Ana Rosa e Ir. Ma. Gomes

Capela
 No Domingo as irmãs participaram da oração de Laudes e da Missa, juntamente com so Seminaristas da Diocese de Nazaré da Mata, que estavam fazendo retiro na mesma Casa de Encontro. Foi vivido na fé e na partilha da Palavra e da Eucrístia.



 Para concluir o Encontro a Provincial, passou um slaids "Depende de nós". Viver e fazer algo diferente no serviço a vida fraterna, depende de cada uma.

Ir. Sandra Leal, fsa

Nenhum comentário:

Postar um comentário