sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Jubileu de Ouro de Ir. Sebastiana - Recife

Ir. Sebastiana


Ir. Ana Tereza, Provincial

Ir. Sebastiana e Ir. Ana Tereza



Ir. Sebastiana e Ir. Jovina

Ir. Sebastiana e Familiares

Ir. Sebastiana e Ir. Sandra


Ir. Sebastiana e as Irmãs da Provincia

Ir. Sebastiana e Pe. Claudi, Capelão
 

Dia 05 de fevereiro, na Capela da Casa Provincial, houve a celebração do Jubileu de ouro de Ir. Sebastiana Fernandes. Esteve presente a várias Irmãs das Comunidades Religiosas, seus familiares e amigos. Segue a homilia do Pe. Claudi, feita na celebração eucaristica:
"A vinda de Jesus entre nós iluminou as nossas trevas, abriu nossos olhos e nos fez enxergar horizontes vastos; nos fez ir além de nós mesmos consumidos por um amor extremo que nos inquieta, que nos persegue e nos envolve. Pela sua presença entre nós, o Filho de Deus enalteceu nossa humanidade, elevando-a a dignidade de filhos e filhas. Nesse 5º domingo do tempo comum somos chamados a ser “sal da terra e luz do mundo”.
O que significa ser sal e luz? É um convite a estarmos sempre atentos as verdades reveladas no Evangelho; é buscar a originalidade de nossa vocação a santidade; é estar atentos a palavra do Mestre e procurar colocá-la em prática; é viver a prática do amor. O próprio Jesus nos ensinou que a lei que supera tudo e todos é o amor e nela encontramos nossa realização e nossa alegria, pois, fomos criados no amor e para o amor. E é nesse horizonte encantador de Deus - amor que descobrimos a nossa verdadeira vocação e nos tornamos sal e luz do mundo.
Refletindo a respeito da vocação precisamos compreendê-la como Dom de Deus e para isto, é preciso que cada um de nós se deixe guiar pelo Espírito Santo que sopra onde quer; que se sinta incluído no projeto amoroso de Deus e em meio a realidade da vida se deixe seduzir pelas suaves palavras de Jesus: “Vem e segue-me”. E se queremos discernir um pouco mais sobre vocação podemos dizer que: “o lugar para onde Deus nos chama é onde a nossa profunda felicidade e a mais ardente fome do mundo se encontram”. (Autor desconhecido).
“São muitos os convidados, mas quase ninguém tem tempo!”. Assim canta Pe. Zezinho. Mas aqui queremos destacar aqui uma mulher que ouviu se deixou tocar pela sensibilidade do Evangelho e respondeu sim a Deus: Madre Rosa. Após uma vida cheia de desafios, mesmo no seu matrimônio, Rosa desejava incansavelmente fazer a vontade de Deus e levar o seu amor a todos os necessitados. Como ela mesma expressou: Como eu gostaria de ter cem braços para atender a todos os necessitados – assim, a Rosa de Deus exalava seu suave perfume, doando sua vida no serviço aos irmãos, oferecendo seu sangue e seu cansaço, para ver realizado no mundo o plano de Deus.
 Foi nesse espírito de doação que na cidade de Piacenza, teve início o Instituto das Filhas de Santa Ana. Por essa magnífica atitude, fez bem aos ouvidos de Madre Rosa as palavra do Papa Pio IX, em 1866: “O teu Instituto se estenderá rapidamente como o vôo de pomba em todas as partes do mundo”. E essa profecia se concretizou e hoje, essa obra estar espalhada por todo o mundo.
A vida religiosa, como diz a lumem gentium “imita e representa para sempre na Igreja, de maneira mais direta, a forma de vida adotada pelo Filho de Deus quando veio ao mundo, cumprindo a vontade do Pai e que ele mesmo propôs aos seus discípulos que o queriam seguir”. Assim, através dos conselhos evangélicos: pobreza, obediência e castidade, os religiosos e religiosas, cada qual no seu carisma, são chamados a ornar a Igreja e o mundo pelo seu testemunho; pela sua doação total; pelo seu sim, escolhendo a Cristo como único tesouro da sua vida, pelo qual vale apenas deixar tudo para possuí-lo.
Hoje realçamos com muita alegria os 50º ano de vida religiosa de Irmã Sebastiana. O Evangelho e o testemunho de Madre Rosa foram fortes instrumentos espirituais que impulsionaram a Irmã Sebastiana a deixar-se seduzir pelo Espírito de Deus, consagrando sua vida toda na família religiosa das Filhas de Sant’ Ana.
Roguemos, portanto, a Maria Imaculada juntamente com sua Mãe Sant’Ana, que intercedam por todos nós; para se fortifique entre os povos o testemunho de vida de Madre Rosa e que suas filhas e filhos, especialmente, hoje, Irmã Sebastiana, saibam reconhecer o amor de Deus em suas vidas e sejam perseverantes na missão de amar os mais necessitados, fazendo de suas vidas um verdadeiro dom; saibam ultrapassar as fronteiras da sua existência individual e se lancem na dinâmica do Reino de Deus dando a vida pelos mais sofredores.
Ir. Sebastiana, parabéns pela sua nobre doação de vida! Quer entregue a contemplação na montanha sagrada ou no meio da multidão, o Espírito Santo lhe ajude a perseverar na fé, na esperança e no serviço amoroso aos irmãos e irmãs.
Guiados pelo Espírito Santo de Deus e iluminados pelos nobres testemunhos de vida, aqui mencionados, reavivemos dentro de nós a alegria de sermos cristãos e sejamos corajosos em dar nossa vida a Jesus em favor dos irmãos e irmãs mais necessitados, onde resplandece o rosto de Deus. Assim daremos gosto às realidades sofridas dos pobres e iluminaremos as trevas deste mundo com a luz do Ressuscitado, no qual fomos inseridos pelo Batismo.
Por tudo, Demos glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário