quarta-feira, 27 de julho de 2011

Encontro Formação Permanente - parte 2


Assistente Ir. Anna Maria Pinton
Grupo na Sala de Encontro
Grupo de Partilha
Grupo de partilha
Continuamos o caminho, nesse tempo formativo concedido pelo Senhor. A Assistente continuou com o aprofundamento dos Votos. Começou com o Voto de Probreza, depois Castidade e em seguida de Obediência, sempre tomando como base as Contituições, com exemplos práticos, experiências vivida por ela, e com o seu próprio testemunho de pessoa a caminho, apaixonada pelo Senhor, pela vida religiosa e pelos pobres. Começou repassando a formúla dos votos perpétuos, chamando nossa atenção para algumas palavras:
"Reconhecida" - do dom de Deus em nós;
"Firme vontade" - a certeza de que Deus diz: "Tu és minha; Tenho necessidade de ti"
"No mistério da sua pobreza" - para nós Filhas de Sant'Ana, é o Cristo Crucificado.
"Nas tuas mãos faço votos a Deus" - por meio da Superiora, é uma  autonomia subordinada, consagro aminha vontade a Deus, a minha vontade vem depois da d'Ele.
Votos de Pobreza: total dependência de Deus, não me pertenço em nada; uso responsável e saúdavel dos bens; Votos de Castidade: tudo em mim pertence a Deus, corpo, afetividade, sexualidade, mente; Votos de Obediência: o que caracteriza para as FSA é Cristo Servo, Maria Serva; consagrar a vontade a Deus, gastar toda as minhas energias em torno de Deus e de seu Reino, não se descuidando da mediação. Em tudo isso aprender a colocar a lanterna em Deus, não em mim nem na outra pessoa. 
Orientou um exercício para se fazer ao menos uma vez por semana, para se ter em mãos. Guardar um EVENTO para se olhar diante dele, pedir ao Espírito Santo que nos ajude nesse tarefa. 1) Evento - o que aconteceu; 2) Dar nome - o nome justo, não fugir; 30 Acolher - o que vive, o que sente, as reações; 4) Se transceder - sair de mim mesma, do que me aprisiona; 5) Escolher - escolho o coportamento que quero e ter diante desse evento. Com esse trabalho toco minhas fraquezas e fragilidades. Toco a água de meu poço. Paço a olhar a outra com misericórdia.

Celebração da Eucaristia
Tivemos a graça nos alimentar da Eucaristia, com a celebração em casa alguns dias. A Palvra e a Eucaristia, sempre presente para confirmar em nós o essencial, o que deve nutrir nossas vidas para estar a serviço do povo de Deus.


Oração pessoal - Assistente Ir. Anna Maria
Oração pessoal - Ir. Célia
Todos os dias, tempo de oração pessoal com a Palavra para alimentar nossa relação com Deus e iluminar nossas expriências de mulheres consagradas desejosas de doar toda a sua vida e seguir o Cristo pobre e servo.


Momentos de descontração


A comunidade orante

Assistente Ir. Anna Maria e as Provinciais Ir. Ana Tereza e Ir. Rita Vasconcelos
Encerramos o Encontro com um momento de oração, tendo presente todo a caminho percorrido durante esses dias, elevando ao Senhor um único e grande louvor por tudo que nos comunicou e possibilitou de viver nos encontros fraternos, na oração pessoal e comunitária, na conversa pessoal. Para concluir as Provinciais Ir. Ana Tereza e Ir. Rita Vasconcelos, fizeram seus agradecimentos, especialmente a Assistente Geral Ir. Anna Maria Pinton pelo seu serviço a cada uma de nós, sua disponibilidade e testemunho de uma vida doada alegremente ao Senhor.

Ir. Sandra Leal, fsa

Nenhum comentário:

Postar um comentário