sábado, 9 de julho de 2011

Experiência de Deserto - Garanhuns - PE

Grupo de Irmãs

As Irmãs partem para o Deserto
No dia 01 de julho, parte para Garanhuns, interior de Pernambuco, um grupo de 11 Irmãs para viverem uma experiência de Deserto, no Mosteiro dos Beneditinos. O coração aberto ao chamado de refazer as energias físicas e espirituais.


Espaço de Oração
Cenário da Oração
Sob a orientação da Provincial, Ir. Ana Tereza, as Irmãs viveram no silêncio e na escuta do Senhor. O tema para esse tempo foi "Estavam junto à Cruz..." O significado do Deserto para algumas pessoas biblicas:  Para Abraão, é o lugar para adentrar no lugar do qual não conheces nem mesmo o nome (Gn 12,1); para Moisés, sinaliza o lugar do seu chamado; para Elias, é o lugar privilégiado para nutrir-se daquilo que Deus prover (1Re 19, 3-8); para Ezequiel, é um vale silencioso onde se revela a glória de Deus (Ez 3, 22-23); para Oseias, representa o lugar do amor fiel de Deus (Os 2,16); para o povo de Israel é o tempo de purificação, da passagem; para Jesus, o lugar privilegiado do seu encontro com o Pai; para os discípulos, é o lugar onde o Senhor os convida para estar com Ele e falar de sua missão. E para nós Irmãs, e para você que está lendo, o que significa o deserto?

Irmãs na Oração
Exposição do Santíssimo para Adoração


Os temas para cada dia eram sete, porém devido ao tempo, foi realizado cinco: 1.Estavam; 2. A Mãe; 3. Mulher, eis o teu filho; 4. Eis tua Mãe; 5. E o discípulo a levou consigo. Iniciava o dia de Deserto, com um momento comum de oração e entrega das fichas, e durante todo o dia na intimidade com o Senhro e na solidão. Ao final da manhã, um mometo de Adoração, na Kripta. A Eucaristia no final da tarde, junto aos Monjes; e a noite a partilha, de diversas modalidades: pequenos grupos ou dupla, encerrando a jornada do dia, com a Celebração do mes de Sant'Ana.

Monjes Beneditinos de Garanhuns
D. Basilio e Ir. Ana Tereza
Ir. Socoro com D. Marcos, na confraternização
Ir. Graça e D. Marcos, na confratenização
Ao encerar o Deserto, as Irmãs agradeceram a Comunidade dos Monjes Beneditinos, o espaço de silêncio, de acolhida e testemunho, que proporcionou uma bela experiência a todas. E no jantar houve uma bonita festa com presentes, docinhos e dança.

Equipe do Informando


Nenhum comentário:

Postar um comentário